COMO FAZER ESCOLHAS CERTAS

Tempo de leitura: 3 minutos

VOCÊ É LIVRE PELAS ESCOLHAS E RESPONSÁVEL PELOS RESULTADOS

Quantas vezes você assumiu as conseqüências pelas suas escolhas e ações? Você em algum momento transferiu a culpa para o outro? Dentro do mundo organizacional que você atua isso já aconteceu com você? Qual foi o sentimento que te causou? Se já vivenciou essa experiência terá relembrado o quanto aquele sentimento lhe causou emoções negativas sem contar os prejuízos que poderiam ter causado ao empresário. Para que isso seja eliminado é preciso enfrentar nós mesmos através da auto-responsabilidade, sendo esse  um grande desafio, pois exigirá flexibilidade para atingir suas superações, medos e seus receios. Logo assumindo as rédeas da sua vida, você fará o que precisa ser feito, mesmo que aja sofrimento em prol de seu auto-desenvolvimento.

Auto-responsabilidade

escolhas_sirlene_vilela_002

Ser auto-responsável significa você assumir total conseqüência pelos seus atos sem transferi-los ao outro aquilo que você escolheu fazer. Somente você poderá se comprometer com a responsabilidade pelo seu nível de consciência em fazer ou não o seu trabalho a qual assumiste diante do outro. Somos responsáveis por onde estamos, se não estamos satisfeitos com esse lugar que façamos a diferença iniciando pela maneira como pensamos e oferecemos o melhor buscando o equilíbrio de nossas ações.

Segue algumas dicas:

1 – Se não és capaz de assumir as responsabilidades, não aceite o que o outro está lhe propondo, será mais verdadeiro e o impacto será menor;

2 – Não procure culpados, foque na solução, o quanto você deixou de contribuir para o resultado final? Se quer evoluir busque ser parceiro de seus colegas de trabalho e não prejudicá-los;

3 – Pare de ser juiz dos outros e julgue suas próprias atitudes, faça a diferença para que o resultado seja melhor e contribua com seus colegas;

4 – Elimine suas justificações infinitas, em especial aquela frase “não tive tempo”, pois você estará se sabotando, enquanto precisa ser honesto consigo;

5 – Pare de vez de ser aquele que fica dizendo “eu não te disse?” Essas suas “maldições” somente reforça a negatividade, não contribui em nada com o crescimento do resultado final. Se não sabe colaborar, então fique calado.

A maturidade

escolhas_sirlene_vilela_003

A palavra auto-responsabilidade requer muita maturidade para ser compreendida, falar e postar nas redes sociais isso é muito simples, desafio de fato é assumir tudo o que lhe acontece, desde o presente momento até as futuras conseqüências. É preciso parar de acreditar que o outro fará por você, salvo se és um líder e delegou tal tarefa. Já se não é o seu caso, esquece. Vá e faça, antes que se frustre com estas falsas expectativas. Se não assumir o comprometimento de suas responsabilidades, você criará inúmeras desculpas para convencer a si mesmo. É mais fácil justificar os seus fracassos, por esse ou aquele motivo, mas não assume que é o único responsável.

O novo caminho

escolhas_sirlene_vilela_004

Todavia, ao assumir as próprias responsabilidades e as conseqüências de suas ações, começará a tirar as viseiras dos seus olhos e a trilhar um novo caminho, sem esperar que alguém as assuma.

Quando isso acontecer, você ficará mais consciente e confiante, para qualquer desafio que surgir, sem contar que terá muito mais credibilidade diante de seus colegas de trabalho. Então, responsabilize-se integralmente pelas suas ações e verás o quanto você se desenvolverá profissionalmente ou como empreendedor.

Venha comigo receber dicas diárias pelo whatsapp: 031-991967758

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *